Manual de Instruções: você recebeu o que veio com seu filho?

maio 24, 2015 Geral, Infantil

Manual

Quando você levou seu filhinho para casa, estava junto também um enorme Manual de Instruções, bem colorido, cheio de páginas e rico em detalhes. Separadas por capítulos referentes aos períodos do desenvolvimento, você pode encontrar nele as diversas situações pelas quais seu pequeno irá passar ao longo da vida. Elaborado para facilitar a vida dos pais, você poderá consultar esse maravilhoso Manual sempre que for preciso para saber exatamente o que fazer e falar em cada situação. Certo?

Ah, que bom seria! Mas não, esse manual infelizmente não existe. E não existe exatamente porque cada criança é maravilhosamente diferente da outra! São muitos os fatores envolvidos no desenvolvimento de uma criança e alguns já nascem com ela, como o temperamento por exemplo. É por isso que em uma mesma família, com mesmo estilo parental, às vezes estudando na mesma escola e com o mesmo grupo de amigos, os irmãos podem ser tão diferentes uns dos outros em suas formas de atuar no mundo.

Assim, os pais em sua tarefa de educadores, devem estar muito atentos às diferenças individuais dos pequenos, buscando entender o que eles precisam e de que forma eles precisam. Educar é Tentativa X Erro X Acerto. Desta forma, quando percebem que os filhos estão de alguma forma mostrando que há algo de errado, devem pensar bastante no que pode ser modificado, sem pensamentos como “Eu fui criado assim e deu certo!”, ou “Ele é assim mesmo e não vai mudar – é da personalidade dele”.

Filho não vem com Manual, mas já sabemos o que é essencial na formação das crianças. Amor e limites bem colocados são ingredientes que não podem faltar, e, principalmente na primeira infância, devem vir em igual medida e sem medo de voltar atrás e reformular tudo se estes não estiverem sendo colocados da forma que funciona para a criança.

Educar é deliciosamente complicado! Então não desanime frente às dificuldades e não hesite em buscar ajuda profissional caso perceba que necessita de mais orientação.